Home / Destaques / Guardas civis exigem que prefeitos baianos cumpram Estatuto das Guardas Municipais

Guardas civis exigem que prefeitos baianos cumpram Estatuto das Guardas Municipais

Guardas civis municipais de várias cidades estiveram reunidos, nesta segunda-feira (08), no Seminário Baião sobre Aplicabilidade da Lei 13022/14 – Estatuto Geral das Guardas Municipais”. O evento realizado no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador (CMS) discutiu a atuação desses servidores no sistema de segurança pública.

Promovido pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) e Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais do Estado da Bahia (Febaguam), o seminário teve abordagens sobre a capacitação e uso de arma de fogo, poder de polícia, Código de Processo Penal e estrutura de trabalho. Durante o encontro foram feitas homenagens aos sete guardas municipais mortos em 2016.

O coordenador do Sindseps, Bruno Carianha falou sobre a Lei 13022/14 e a necessidade dos municípios cumprirem o disposto na legislação aprovada em agosto de 2014. “O Estatuto das Guardas Municipais exige que as prefeituras se adequem ao disposto na legislação. Foram dois anos e muito pouco coisa mudou. Estive em dezenas de municípios e observei a precariedade com que funcionam as guardas municipais. Os prefeitos não se preocupam em oferecer as condições suficientes para o trabalho dos guardas em favor dos cidadãos”, afirmou Carianha.

Segundo o dirigente sindical que também é guarda municipal, em muitas cidades, a utilização política que alguns prefeitos fazem das corporações acabam prejudicando as guardas municipais. Para combater essa distorção, os guardas civis realizaram uma passeata em direção à sede do Ministério Público da Bahia (MP-Ba), onde pediram apoio à instituição. “Viemos ao Ministério Público e pedimos apoio para que fiscalize o devido cumprimento do Estatuto das Guardas Municipais e que a cidadania não seja prejudicada”, concluiu.

Clique aqui e confira imagens desse dia de lutas na fan page do Sindseps.

Além disso, verifique

Sindseps busca a Justiça e garante aposentação de servidora da SMS

A situação das aposentadorias represadas na Prefeitura de Salvador tem sido um problema enfrentado por ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.