Home / Guarda Municipal / Guardas municipais certificam participantes de curso que combate a violência contra a mulher

Guardas municipais certificam participantes de curso que combate a violência contra a mulher

DSC_0278

Mulheres de força, de fé (em si mesmas e em suas potencialidades) e de luta. Assim são as participantes do curso que ensina técnicas de segurança para mulheres vítimas de violência, promovido por um grupo multidisciplinar de guardas municipais de Salvador. Hoje (24), mais de 40 mulheres de todas as idades, que passaram por 32 horas de aulas teóricas e práticas, se formaram e receberam certificado, em cerimônia realizada no Centro Social Urbano de Pernambués e que contou com a presença da Banda da Guarda Municipal de Salvador.

DSC_0084

DSC_0262O Sindseps, na figura do diretor Bruno Carianha, participou da solenidade e pôde presenciar a emoção das formandas. “Graças a esse curso, hoje estou bem mais esclarecida em relação à violência contra a mulher. Infelizmente, eu vivenciei isso em casa com a minha mãe. Eu era criança e não tinha a quem recorrer. Foi muito difícil. Se eu soubesse o que sei agora, eu não teria deixado ela passar por muita coisa que ela passou. As aulas foram importantíssimas para me preparar para que nunca ocorra comigo ou com alguém próximo. Mas tudo o que aconteceu com a minha mãe, eu levo desde pequena, tive muitos traumas, tive que fazer terapia. Eu era agressiva com os homens, pois achava que eram todos iguais ao meu padrasto. Sou casada com um homem maravilhoso e agora sei que é possível ter um casamento sem violência”, confidenciou a recém-formada Patrícia Fernandes, de 35 anos.

DSC_0224
Patrícia Fernandes

As participantes do curso tiveram aulas de primeiros socorros voltados à violência sexual e suas consequências, aspectos sociais da violência contra a mulher, noções de combate corpo a corpo e receberam atendimento psicológico e assessoria jurídica, entre outros conhecimentos oferecidos durante o projeto.

DSC_0182“Esse é um serviço que coloca a Guarda Municipal mais próxima da comunidade. É muito gratificante saber que estamos ajudando todas essas mulheres a terem um comportamento emancipatório e a conquistarem o seu empoderamento”, ressaltou o coordenador do projeto, o guarda municipal Júlio Ramos. A equipe que ele coordena em conjunto com o GM Renato Costa, é formada pelos guardas municipais Francisco Novaes, Edson Maia, Olívia Fonseca, Antônio Lacerda, Marcos Estrela e Jorge Machado, e pela funcionária da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) Ludmilla Ramos.

DSC_0125

DSC_0271

 

DSC_0100

 

DSC_0101

 

 

Além disso, verifique

Auxílio Moradia: famílias podem perder benefícios e servidores da Sempre reagem em defesa dos beneficiários

A Prefeitura de Salvador emitiu a Portaria nº 119/2023, por meio da Secretaria Municipal de ...