Após intensa intervenção da diretoria do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) junto à presidência da Câmara Municipal, os vereadores da capital baiana aprovaram a Mensagem do Executivo que versava sobre a reposição salarial da categoria. Os profissionais integram o Plano de Cargos e Vencimentos (Planão) e o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Saúde (Grupo Saúde). A sessão extraordinária aconteceu na tarde desta terça-feira (19), após o presidente Geraldo Júnior suspender o recesso legislativo para apreciação da matéria em tramitação na Casa.
A aprovação foi comemorada pelos servidores no plenário Cosme de Faria. A unanimidade das bancadas foi o ponto alto da votação visto que a pauta era de interesse dos servidores municipais após uma mobilização que durou mais de quatro meses e movimentou a categoria em dezenas de reuniões para negociações acerca do percentual de reposição inflacionária.
Segundo o coordenador geral do Sindseps, Helivaldo Alcântara, a atuação da entidade em representatividade da categoria permitiu que a Câmara Municipal entendesse a necessidade de apreciar e votar o projeto do reajuste. “Por diversas vezes buscamos o presidente Geraldo [Júnior] para dialogar sobre a urgência de votar esse projeto da reposição inflacionária. De forma sensível, a Casa do Povo entendeu esse apelo feito pelo Sindseps e a presidência suspendeu o recesso para aprovar. Tudo isso foi fruto de mobilização da categoria e interlocução do sindicato com o Legislativo”, disse Alcântara.
O sindicalista acredita que os efeitos financeiros do projeto aprovado sejam percebidos ainda no mês de julho. “Todo esse esforço foi no sentido de garantir que em sendo aprovado nesta terça-feira, o projeto siga para sanção imediata do prefeito e que a Secretaria de Gestão mantenha o compromisso de lançar ainda na folha de pagamento do mês de julho com os devidos efeitos retroativos ao mês de maio confirme foi acordado”, finalizou.