Home / Saiu na Imprensa / Bancos poderão ter de informar cadastros de consumidores sobre cheques roubados

Bancos poderão ter de informar cadastros de consumidores sobre cheques roubados

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4637/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que obriga as instituições financeiras a informar, semanalmente, aos bancos de dados e cadastros relativos a consumidores, a relação de cheques roubados ou extraviados, conforme comunicações feitas pelos clientes.

O texto exige que seja observado o sigilo bancário e remete a regulamentação do assunto ao Banco Central. O projeto acrescenta dispositivos ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

“A medida deverá reduzir drasticamente o prejuízo de milhares de lojistas do País, além de assegurar ao consumidor que ele estará mais protegido da ação de estelionatários e pessoas inescrupulosas, porque esses passarão a ter maior dificuldade em utilizar cheques roubados ou extraviados”, argumentou Bezerra.

Tramitação – A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Além disso, verifique

Servidores municipais denunciam manutenção de audiência pública na Câmara Municipal de Salvador

“Além da crise sanitária poderemos ter uma crise institucional na capital baiana. Tudo isso por ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.