O Sindacs BA – Sindicato dos Agentes Comunitários e de Endemias da Bahia vai passar por processo eleitoral no início de outubro. A atual diretoria já tem mais de 10 anos no poder e vem acumulando um histórico perdas pela incompetência dos seus diretores. Em muitas cidades, a categoria está migrando para os sindicatos dos servidores públicos ou até mesmo criando sua independência, fundando outros sindicatos ou associações próprias da categoria, como é o caso de Feira de Santana, Camaçari, Valença, Dias D´Ávila, Candeias, entre outros. Em Salvador, onde é sua sede, o problema é mais grave porque quem de fato representa a categoria são o Sindseps – Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador e a AACES – Associação dos Agentes Comunitários e Endemias de Salvador.
“Para não deixar o Sindacs BA se destruir, um grupo de ACS e ACE da capital e do interior se uniu para salvar o sindicato, colocando uma chapa concorrente intitulada “CHAPA 2 – SINDICATO COM ATITUDE DE VERDADE”, pois eles entendem que o Sindacs é um sindicato bom e os atuais diretores é que são ruins, por isso a Chapa 2 vem ganhando apoio nas cidades onde o Sindacs ainda tem base”, afirmou o presidente da AACES, Enádio Pinto.
A Chapa 2 tem o apoio do Sindseps, AACES, Frente da Transparência, das centrais sindicais Força Sindical e CTB, do SINTEPAV – Sindicato da Construção Pesada no Estado da Bahia, do SIFUPREMA de Maragojipe, entre outras associações, entidades, e autoridades do interior.