O ponto eletrônico ainda tem sido questão sensível na gestão municipal de Salvador. Os servidores da Secretaria da Saúde (SMS) lotados nos distritos Barra/Rio Vermelho e Brotas, não estão satisfeitos com a decisão do órgão, que desconta valores dos salários desses trabalhadores e trabalhadoras.
Sob a alegação de não-cumprimento de carga horária, esses servidores tiveram seus vencimentos diminuídos, por não constar essa informação no histórico do ponto biométrico instalado nas unidades de saúde. Os contra-cheques de fevereiro vieram com os descontos.
A direção do Sindseps foi procurada pelos trabalhadores queixosos, que não consideram respeitosa, a postura da SMS nesta situação. A categoria está devidamente esclarecida quanto ao uso do equipamento, que não deve ser feito, antes de publicada a instrução normativa.
O diretor do Sindseps, Everaldo Braga ouviu alguns servidores prejudicados, que cobravam posicionamento da entidade quanto ao fato. Para ele, a situação é danosa ao trabalhador, não devendo ser considerada como válida. “Ficamos surpresos com esse desrespeito, pois havia um compromisso de não penalizar ninguém, enquanto não fosse publicada a instrução normativa. Estamos buscando junto à Secretaria de Saúde, que esse erro seja corrigido”, afirmou Braga.
Reafirmando a atuação do Sindseps nesta questão, Everaldo Braga sugere que os servidores que tiveram descontos indevidos em seus salários, procurem a sede do sindicato, logo após o Carnaval. “Temos o compromisso de defender o nosso filiado sempre que for preciso. Portanto, os trabalhadores e trabalhadoras que estão descontentes com a medida unilateral, podem procurar a sede do sindicato, que estaremos prontos a atendê-los”, afirmou.