Home / Notícias / Mais uma vitória do Sindseps: situação do FGTS dos substituídos da Sumac/Sucop

Mais uma vitória do Sindseps: situação do FGTS dos substituídos da Sumac/Sucop

Mais um vitória conseguida na luta. Há muito tempo, os servidores substituídos da Sumac (atual Sucop) ou seus sucessores amargavam a angustiante espera pelo pagamento dos créditos de FGTS. Agora, com a ação do seu sindicato em buscar junto à Justiça do Trabalho, foi encontrada uma solução para esse problema que arrastava-se no impasse causado pela falta de documentação comprobatória para saque.

Cerca de 1.900 beneficiados que tiveram seus créditos liberados, e que muitos deles ainda não apresentou documentação necessária para comprovação junto à Caixa Econômica Federal para que esses valores fossem manualmente disponibilizados para cada trabalhador ou seu sucessor legítimo.

Em audiência realizada no Juizado de Conciliação de 2ª Instância do Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), ficou decidido que uma conta de personalidade jurídica, cuja movimentação somente poderá acontecer mediante autorização judicial, reafirmando a necessidade dos documentos comprovatórios da identidade e informações pessoais de cada substituído ou seu sucessor.

“A solução encontrada torna mais eficiente o pagamento de vários trabalhadores e seus sucessores que aguardam há muitos anos por ter o recebimento desses valores referentes ao FGTS. Nós, trabalhadores do serviço público municipal devemos ficar em constante vigilância para que nossos direitos não sejam feridos, daí a importância da ação do Sindseps em acionar a Justiça para que os substituídos e sucessores da Sumac tivessem a garantia do recebimento dos valores devidos. A luta pelo trabalhador se faz onde haja qualquer possibilidade de vitória, e o Sindseps não se furtará de fazê-lo em nome do servidor municipal de Salvador”, afirmou Jefferson Oliveira, diretor do sindicato.

Segundo Oliveira, as dúvidas que ocorrerem por conta dessa decisão da Justiça do Trabalho devem ser direcionadas ao Sindseps. “É importante que o servidor ou seu sucessor envolvido nesta questão, venha a procurar o seu sindicato para tirar toda e qualquer dúvida referente ao processo. Não há espaços para falácias que não contribuem para o bom andamento dessa situação. Temos que ser eficazes e eficientes na solução deste problema, e o Sindseps é o ponto de referência do servidor municipal, portanto, deve ser procurado em qualquer situação que diga respeito ao trabalhador”, finalizou.

Além disso, verifique

Reunião na SRT/BA discute aplicação do Piso Salarial da Enfermagem

O Piso Salarial da Enfermagem e a sua devida aplicação nas redes pública, priva e ...

2 comentários

  1. Oi Sindseps,
    Minha mãe faleceu aguardando receber um dinheiro do FGTS dela que estava com um advogado com escritório na Barra e a documentação foi dada entrada através do Sindicato. É disso que trata essa matéria? gostaria de saber se é a mesma coisa para que eu possa levar a documentação dela. Ela era da SUOP e depois da SURCAP. Gostaria que vcs me dessem uma resposta.
    Grato

    • Assessoria de Comunicação

      Olá Rita,

      A informação procede. Sugerimos um contato com o diretor Jefferson Oliveira que está tratando especificamente desta questão. O telefone de nosso sindicato é 71*3321-4855 .

      Atenciosamente,

      Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.