Desde os 12 anos praticando artes marciais, o guarda municipal Romildo Pinheiro, hoje com 26 anos, trouxe para casa mais duas vitórias: 1º lugar na categoria peso pesadíssimo e 1º lugar no absoluto na 10ª Etapa do Campeonato Baiano de Jiu Jitsu. O evento, que ocorreu em Valença no último domingo (3), foi realizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu Esportivo e contou com a participação dos melhores atletas da Bahia. Ainda este ano, no dia 01 de dezembro, haverá mais uma etapa do Campeonato e será realizada em Feira de Santana.
Com duas medalhas na mão e um kimono como prêmios pelas vitórias, o guarda municipal conta que o que o estimulou a competir foi a paixão pelo esporte. Das 18 competições que participou, ganhou 16. “As artes marciais estão na minha vida desde os meus 12 anos. Além de praticar capoeira e muay thai, comecei há 4 anos a lutar jiu jitsu. Um dos benefícios de ter conhecimentos em artes marciais é poder utilizá-los a qualquer hora no dia a dia, em forma de defesa pessoal e na imobilização e condução de infratores”, explica Pinheiro.
No início do ano, o servidor-atleta sofreu uma lesão no ombro, teve que passar por cirurgia, colocou pinos, e, depois de retirá-los, fez fisioterapia, mas, mesmo assim, não desistiu, se cuidou e conseguiu se recuperar para a 10ª Etapa do Campeonato Estadual. “Meu conselho para as pessoas que desejam começar a competir é que procurem sempre o esporte com o qual tenham afinidade e uma boa equipe, com bons profissionais”, aconselha.
O guarda municipal destaca que o apoio do Sindseps foi fundamental para o seu bom desempenho na competição. “Contei com o incentivo e a colaboração dos diretores deste sindicato. Só tenho a agradecer ao Sindseps e dizer aos servidores que acreditem nessa força”, finaliza Pinheiro.