Home / Notícias / Banda formada por guardas municipais de Salvador leva cultura e alegria para seus espectadores

Banda formada por guardas municipais de Salvador leva cultura e alegria para seus espectadores

DSC_0650

Ao som perfeitamente harmonizado e afinado de clarinetas, flautas, saxofones, tubas, trombones, trompetes, percussão e diversos outros instrumentos, a Banda da Guarda Municipal de Salvador contagia quem tem a oportunidade de ouvir o trabalho desses profissionais. Composta por 19 guardas municipais, ela foi fundada em novembro de 2008 e, desde então, leva música de qualidade para os diversos cantos da capital baiana e até para outras cidades do nosso estado, como Cruz das Almas, Lauro de Freitas, Pojuca e Catu.

DSC_0629

DSC_0669“Trabalhamos com uma arma extremamente poderosa: a educação. Educamos através da música e utilizamos a música como instrumento de prevenção à violência. Quando as pessoas pensam em guardas municipais, lembram logo do operacional e do ostensivo, mas elas precisam saber que a prevenção também faz parte da segurança pública e é isso o que fazemos. É um trabalho extremamente gratificante e me orgulho de fazer parte disso. É contagiante principalmente quando vejo a alegria das crianças enquanto a gente toca. A música, além de entreter, educa e faz refletir”, afirma o maestro da Banda, o guarda municipal Hamilton dos Santos.

DSC_0623Os músicos ensaiam até oito horas por dia, cinco vezes por semana, na própria sede da Guarda Municipal. “Com um repertório bastante variado, que vai de músicas cívicas, marchas, MPB, jazz, canções infantis até o forró, sertanejo, samba e axé, nos apresentamos gratuitamente em diversos ambientes, seja em praças públicas ou em eventos beneficentes, escolas públicas e particulares, teatros, clubes, centros de convenções e câmaras municipais. A depender da música, conseguimos fazer um arranjo novo e colocar uma roupagem diferente, uma releitura nossa”, explica o substituto do maestro, Givanildo Pereira.

DSC_0662

Em contato com instrumentos musicais desde os 5 anos, Lorena Marques, a única mulher na Banda, se orgulha do trabalho cultural e social desenvolvido por ela e pelos colegas através da música. “Quando chegamos nos lugares para tocar, muitas vezes as pessoas nos recebem com desconfiança, mas basta começar a música que até o clima do ambiente e a fisionomia delas mudam, e a receptividade imediatamente se torna muito boa. A música tem essa capacidade de transformação, de quebra de barreiras, de interação. E a Banda é um projeto no qual eu acredito, pois leva a harmonia e a paz à população enquanto o mundo vive em um contexto de guerra e violência”, destacou Lorena. A guarda municipal ainda acrescenta que outro benefício da Banda é proporcionar música de qualidade para as pessoas que nunca tiveram oportunidade de conhecê-la, “o que pode dar novas perspectivas e mudar a vida delas”.

O Sindseps apoia a Banda da Guarda Municipal e parabeniza os colegas servidores que fazem parte desta bela iniciativa, que leva cultura e distração para a comunidade baiana. Além de exercerem seu papel de servidores, eles ajudam a melhorar a nossa sociedade e o ambiente do qual ela faz parte. Este sim é um trabalho de prevenção à violência e digno de todo o reconhecimento!

Além disso, verifique

Reunião na SRT/BA discute aplicação do Piso Salarial da Enfermagem

O Piso Salarial da Enfermagem e a sua devida aplicação nas redes pública, priva e ...