Home / Notícias / Novembro Azul alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata

Novembro Azul alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata

novembro azul

Mais de 50 mil homens desenvolvem câncer de próstata todos os anos.  Destes, mais de 12 mil acabam falecendo. Esses dados do Ministério da Saúde alertam para o perigo dessa doença que afeta a população masculina. Para conscientizar essa parcela da sociedade e chamar atenção para a necessidade da realização do exame de próstata a partir dos 40 anos, está nas ruas, instituições de saúde e nas redes sociais a campanha Novembro Azul.

Por conta da falta de informação, os homens ainda têm muito preconceito contra o exame de próstata. E não são só os países em desenvolvimento que registram alta rejeição, os países desenvolvidos também apresentam este tipo de comportamento. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). E, segundo o médico, diretor-técnico do Instituto de Oncologia e Hematologia da Bahia, Alberto Nogueira, a incidência do câncer de próstata na Bahia é alta apesar de ser um câncer comum que aparece com a idade. “O homem deve começar a se preocupar a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo ele procurar o médico mais estará se prevenindo contra a doença”, acentuou Nogueira.

Servidor com 40 anos ou mais: quem ainda não realizou o exame de próstata, chegou a sua vez. Nada de medo ou preconceito por causa de um exame tão simples e tão importante. A prevenção e o diagnóstico precoce da doença fazem com que a chance de sucesso do tratamento seja extremamente mais alta. O Sindseps está com você na luta contra o câncer de próstata.

*Com informações do G1

Imagem: Reprodução

Além disso, verifique

Reunião na SRT/BA discute aplicação do Piso Salarial da Enfermagem

O Piso Salarial da Enfermagem e a sua devida aplicação nas redes pública, priva e ...