Com diversas participações em campeonatos no currículo e mais de 23 anos de prática, a karateca Lelia Pires já conquistou vários importantes títulos, a exemplo do 1º lugar no Campeonato Panamericano de Karatê este ano e do 3º lugar no mundial de karatê em 2011. A atleta, que é também guarda municipal de Salvador, ressalta que um esportista precisa ter disciplina, determinação, espírito e sempre tentar superar seus limites.
“A competição é a maneira que o atleta tem de chegar mais perto da realidade que o esporte traz, por isso se faz necessário muito treino, dedicação e foco”, explica Lelia, que treina de três a quatro vezes por semana por cerca de duas horas. Para ela, que desde 1996 fica no pódium entre os três primeiros lugares em todos os campeonatos baianos e brasileiros de karatê dos quais participa, todo treino realizado periodicamente e bem conduzido origina melhoras físicas a seu praticante.
Para a sua outra profissão, de guarda municipal, ela diz que utiliza os conhecimentos do karatê para resolver os problemas que aparecem, como primar pelo autocontrole e poupar o uso da energia física.
Para o ano que vem, ela já marcou na agenda as principais competições que quer participar. “Em 2014, tenho um desafio a superar: o campeonato Mundial. Ele será realizado no Egito. Para isso, preciso também me preparar física e psicologicamente para disputar as competições aqui dentro do país, como o brasileiro e o campeonato baiano”, acrescenta a karateca.
Lelia também destaca o apoio que tem recebido do Sindseps para participar das competições: “Nos últimos três anos, o Sindseps tem me apoiado todas as vezes que recorro à entidade e espero poder contar com esse apoio ano que vem, para que o sonho do mundial não fique só na mente e sim que possa ser realizado de fato. Só tenho a agradecer pelo apoio dado nesses anos”.