Home / Destaques / Sindseps busca soluções para tranquilizar trabalhadores e usuários das UPA’s de Itapuã e Periperi

A terceirização da gestão de unidades de saúde na capital baiana tem sido um tema amplamente discutido na diretoria do Sindseps. A situação que preocupa por conta dos riscos de precarização dos serviços à população e a desvalorização dos trabalhadores foi tema de reunião solicitada pelo sindicato, na tarde de quarta-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nosso sindicato esteve representado pelo diretor Everaldo Braga – que também preside o Conselho Municipal de Saúde de Salvador (CMSSSA) – que apresentou o posicionamento da entidade em defesa dos trabalhadores e dos usuários. Notadamente, as situações das UPA’s de Periperi e Itapuã foram discutidas para ilustrar os impactos dessa modalidade de gestão.

“Tínhamos feito conversas virtuais acerca da situação e falávamos da necessidade de ajustar essa situação. Os colegas de Periperi e Itapuã buscaram apoio junto ao sindicato para que o modelo de gestão atual fosse ajustado em suas demandas reprimidas em favor dos usuários. Noticiamos à Secretaria de Saúde e apontamos medidas que poderiam ser tomadas para resolver os problemas”, observou Everaldo Braga.

Como forma de garantir a necessidade da população e o interesse coletivo dos trabalhadores, ficou ajustado que contratações preencheriam as demandas do atendimento e o modelo gerencial da UPA de Itapuã permaneceria no formato atual. Além disso, a forma encontrada para ajustar a situação em Itapuã será estudada pela gestão municipal para que sejam encontradas viabilidades de ajuste também em Periperi. Uma nova rodada de discussões será feita para finalizar essa demanda.

“Sempre vamos defender o interesse público e isso envolve diretamente população e servidores. A situação da UPA de Itapuã foi praticamente resolvida e para a UPA de Periperi existe a expectativa de que seja superada da mesma forma. Estamos ansiosos para resolver essa demanda de forma integral e os trabalhadores tenha tranquilidade para poder oferecer os serviços de qualidade rotineiros para o povo de Salvador. Não vamos parar essa luta até que a solução, repito, seja integral”, afirmou Braga.