Home / Destaques / Semop: pauta apresentada avança e diretores reforçam urgência de encaminhamento das demandas

Diretores do Sindseps acompanhados do coordenador geral da entidade, Everaldo Braga estiveram reunidos com representantes da Semop, nesta quarta-feira (17), na sede do órgão. Apresentando as demandas reprimidas do servidores, Alex Mendes e Pedro Barretto ressaltaram a necessidade de urgente solução para os problemas enfrentados pelos colegas. O diretor da Assesp, Nonato Pitanga também participou do encontro.

“Foi um diálogo salutar e que trouxe boas perspectivas. Encontramos um ambiente de encaminhamento de demandas de forma imediata e isso permitiu que houvesse avanços na direção de soluções de temas urgentes na Semop. A cada passo encaminhado que houver ciência do Sindseps, informaremos os colegas a respeito do tema e o posicionamento do órgão”, disse o diretor Alex Mendes ao final da reunião.

Opinião semelhante teve o diretor Pedro Barretto que apontou demandas relacionadas com a Salvamar. “A pauta do servidor municipal se assemelha nos diversos órgãos. Situações diferenciadas existem por conta da especificidade da atividade e nós da Salvamar acrescentamos reivindicações relacionadas ao nosso trabalho nas praias de Salvador. Buscamos entendimento e soluções urgentes para tudo que foi apresentado e que já é de conhecimento da pasta”, observou Barretto.

Reforma – Um dos itens abordados foi a reforma do prédio que abriga os departamentos da Semop. O risco iminente na estrutura precária coloca os trabalhadores em condições vulneráveis. Em breve retorno, segundo a titular da Semop, o serviço será providenciado com o acompanhamento da Secretaria de Manutenção (Seman).

Operações Especiais – A lista de reivindicações apresentadas contemplou ainda a participação nas operações especiais e seu consequente pagamento. De acordo com a pasta, essas jornadas especiais serão estendidas a todos que desejem participar e o pagamento de valores devidos será efetuado ainda no mês de fevereiro/2021.

Biossegurança – Os diretores do Sindseps apontaram a necessidade de garantir a biossegurança adequada para o trabalho dos colegas da Semop nas diversas coordenações. Entidades parceiras como a Assesp e a Abasa sinalizaram sobre a desinfecção dos setores prediais e a testagem regular dos servidores para o novo coronavírus.

Carga horária – Tema sempre provocado nas mesas de negociação integrada pelo Sindseps, a mudança de carga horária de 30 (trinta) para 40 (quarenta) horas foi apresentada para a nova secretária que sugeriu reiniciar a discussão, a partir do posicionamento do Seate/Semop, setor onde o processo se encontra, segundo a tramitação.

Planejamento – Foi cobrado pelos diretores que as coordenações – principalmente de ações de fiscalização – possa produzir e executar planos planos de trabalho mais eficientes e que possam obter resultados mais eficazes diante dos cenários. Além disso, a capacitação e a utilização de equipamentos com tecnologias modernas foram sugestões apresentadas que junto com o incremento de fardamento regulamentado e com facilidade de acesso permitirão eficácia ainda maior na atuação.

Risco de vida – O pagamento da gratificação “Risco de Vida ” para os agentes de fiscalização que laboram nas dependências da Semop foi solicitado à titular da pasta. Ressaltando que esses colegas também estão expostos – mesmo em atividades internas – aos desafios enfrentados pelos demais que atuam nas ruas da cidade, a diretoria do Sidnseps lembrou que os mesmos também desenvolvem suas atividades em ambientes externos quando participantes de operações de fiscalizações protagonizadas pelo órgão.

Novos concursados – A diretoria do Sindseps apontou também a necessidade de imediata convocação do servidores concursados no âmbito da Semop. Segundo a titular da pasta, o órgão oficiará ao gabinete do prefeito apontando ser importante o incremento em capital humano para as ações de atendimento à cidade.