Home / Destaques / Insalubridade: Sindseps contrata produção de laudo pericial

Insalubridade: Sindseps contrata produção de laudo pericial

O recente episódio de reclassificação do grau de insalubridade e a consequente diminuição do adicional de insalubridade dos colegas da Prefeitura de Salvador levou a direção do Sindseps a fazer intervenções junto à gestão municipal para retomar os percentuais adequados às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e trabalhadoras que fazem jus ao benefício.

A insalubridade no ambiente de trabalho é caracterizada pela exposição à agentes danosos à saúde humana. Por meio de uma pericia técnica, a condição insalubre é apurada e um laudo é emitido por profissional qualificado que busca identificar possíveis conflitos com instruções normativas, normas regulamentadoras que tratam das questões laborais.

Buscando qualificar a ação sindical para reverter o prejuízo imposto aos colegas da Sucop, Seman, Salvamar, além de psicólogos e assistentes sociais lotados na Sempre, a diretoria do Sindseps buscou a produção de um laudo técnico acerca da insalubridade no ambiente de trabalho desses profissionais. A contratação de uma empresa especializada foi a medida tomada para tornar a intervenção da entidade ainda mais fortalecida e amparada em relatório de segurança e saúde do trabalho.

Após a devida apuração, a empresa escolhida por atender aos requisitos foi a Resgate Engenharia Ltda. A presença do engenheiro técnico Leonardo Costa na sede da entidade selou a parceria que pretende produzir os trabalhos que permitirão ampliar o alcance da nossa luta pelo retorno devido do adicional de insalubridade nos percentuais devidos. “Nossa atitude tem sido favorável ao retorno do adicional de insalubridade porque estamos buscando todos os instrumentos técnicos que qualificam nossa intervenção política. Estamos evoluindo muito mais no sentido de tornar a nossa entidade muito mais assertiva e eficaz em suas ações”, disse o coordenador geral do Sindseps, Helivaldo Alcântara.

Presente à reunião com o representante da Resgate Engenharia, o diretor Everaldo Braga observou que o Sindseps tem sido uma entidade em constante evolução na gestão sindical. “A sociedade muda e as práticas políticas também precisam seguir caminho semelhante. Permanecemos com a mesma marca histórica de luta, mas incrementando com a tecnologia e técnica qualificada. No que tange à situação da insalubridade, buscamos trazer o que tinha de melhor para produzir os laudos. Contamos com a contribuição expressiva do diretor Pedro Barreto que de forma comprometida ajudou a buscar neste processo”, afirmou Braga.

Além disso, verifique

É Assembleia Geral pra gente decidir

Mais um momento de decisão para nossa categoria. A Assembleia Geral é o ambiente ideal ...

3 comentários

  1. Olá, nesse laudo poderia esta incluída tbm as salas de Rádios da Transalvador e Semob? Os níveis de ruidos dos rádios e a intermitência na fala do operador pode ao longo do tempo deixar sequelas na saúde.

  2. JULIO CESAR AZEVEDO TRINDADE

    Incluam o trabalho dos cuidadores nas Residencias terapeuticas tambem

  3. ELIANE NUNES DOS SANTOS

    Incluam também os profissionais que atuam nós consultório na Rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.