Ter estratégia é fundamental para o êxito em qualquer atividade. Planejar permite que possamos antecipar a qualquer movimento fora do que tenha sido pensando como eficaz.
Esse pensamento move a ação sempre aplicada dos agentes de salvamento aquático de Salvador. A disciplina e a dedicação dos anjos do mar também está presente na luta pelas melhorias para a categoria.
Os diretores do Sindseps, Geraldo Costa e Pedro Barretto reuniram os salva-vidas, nesta terça-feira (11), na sede do Salvamar, na orla marítima, onde realizaram a primeira assembleia para discutir a pauta relacionada à Operação Carnaval 2015. A parceria da Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa) proporcionou a participação maciça neste ato.
A categoria está temerosa com a possibilidade de diminuição do contingente durante a folia momesca, quando aumenta o número de ocorrências a serem atendidas ao longo das praias da capital baiana. Segundo Pedro Barreto, a intenção de reduzir a quantidade de salva-vidas pode causar perdas significativas de vidas humanas durante os dias da festa. “O atual efetivo não é suficiente para atender a rotina normal da cidade. Durante o Carnaval de Salvador, a população aumenta consideravelmente e o número de banhistas segue na mesma escala. Os profissionais não podem executar demanda superior ao humanamente possível”, afirmou Barreto.
No ano de 2013 foram realizados 1225 salvamentos, sendo que no período do Carnaval, os salva-vidas atenderam 313 ocorrências. Até agora em 2014, os anjos do mar fizeram 872 atendimentos e 277 aconteceram duranta a folia de Momo.
A categoria decidiu apresentar uma pauta reivindicatória onde exige a imediata realização de concurso público para a função, diante da necessidade de aumento do efetivo atual. Pretende ainda, que a administração municipal garanta condições mínimas para a operação durante o Carnaval 2015. A possível negativa da gestão em atender os pleitos pode ocasionar em uma paralisação da categoria no período da festa.
Nesta quarta-feira (12) acontece uma nova assembleia na sede da Salvamar, em Patamares.
Parabéns pelo movimento,a categoria precisa de gente que tenha pensamentos construtivo e benéfico pro grupo,fica aqui meus agradecimento