Em mais uma tentativa de resolver impasses relacionados ao bloqueio dos salários dos servidores municipais, a diretoria do Sindseps buscou a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que intermediasse junto à Prefeitura de Salvador, o imediato pagamento dos vencimentos dos trabalhadores de forma integral. Conversas com integrantes do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio e da Moralidade Administrativa (Gepam) e com a presidente Ediene Lousado tiveram a clara intenção de avançar as negociações em curso na Secretaria Municipal de Gestão.
Mesmo com essa intermediação buscada, as intervenções feitas pelo MP-BA ainda não surtiram efeitos práticos, pois a gestão vem se comportando de maneira dura e intransigente. Este perfil de negociação impositiva não estabelece o verdadeiro sentido de negociar. A manutenção da decisão do prefeito de bloquear os salários dos servidores na conta apenas demonstra que a gestão municipal não tem vontade de estabelecer o diálogo sadio com a nossa categoria. A retenção de parte dos salários que estavam bloqueados é também um claro exemplo de que não há vontade política de considerar que entes públicos como Ministério Público sejam legítimos para participar da solução de demandas sociais importantes com o sustento de trabalhadores do serviço público municipal.
Se a intervenção de um órgão como o Ministério Público da Bahia não for suficiente para estabelecer uma negociação sem revanchismos ou entraves de natureza pessoal, na preservação da legalidade e do respeito ao que a Lei exige, o que a gestão municipal considera como necessário para cumprir leis e decisões judiciais?
Durante a assembleia da próxima sexta-feira (08), a direção do sindicato vai prezar mais uma vez, pela vontade coletiva da categoria. Todos os informes relacionados com a nossa luta serão transmitidos durante o ato. Continuamos intervindo junto ao Poder Judiciário e todos os instrumentos necessários estão sendo adotados para que nossos direitos sejam preservados na integridade. A dinâmica da burocracia tem sido um inimigo contundente, mas que não tememos enfrentar. Nem mesmo a prepotência revanchista será adversária para nos vencer nesta batalha. Esse é o Sindseps, um sindicato conhecidamente vencedor na defesa dos direitos dos servidores municipais da capital baiana.
Vamos para a assembleia na quadra de esportes do Ginásio dos Bancários. Decidiremos qual a resposta a ser dada para aqueles que ousam duvidar de nossa força de mobilização.