Home / Artigos / Reflexão por mais um dia do agente comunitário de saúde, por Edna Maria

Reflexão por mais um dia do agente comunitário de saúde, por Edna Maria

banner_acsTer uma data comemorativa é algo importante para qualquer profissão. É uma oportunidade de lembrar que o trabalho feito durante todo o ano é dedicado e fundamental para a sociedade em que vivemos.

Neste dia 04 de outubro, uma comemoração tem uma natureza muito especial. A data é reservada para o Dia do Agente Comunitário de Saúde (ACS) em todo o Brasil.

Este dia nos traz lembranças tão sublimes e ao mesmo tempo, nos permite a reflexão do que ainda virá em nossas vidas profissionais. A Lei nº 11.585 que criou a data em 2007 é um instrumento legal e que nos permitiu comemorar outras conquistas sempre nesta data emblemática. Quis o destino e a nossa luta que em um 04 de outubro, desta vez, em 1999, que nossas atribuições fossem apontadas por um dispositivo legal. Com o por do sol desse marco, vem a Lei nº 11.350 em 2006 – no dia 05 de outubro – que regulamentou nossas atividades.

Somos um exército andante e corajoso em cada canto e recanto de Salvador, da Bahia e do Brasil. Somos verdadeiros guerreiros e guerreiras travando uma batalha contra a morte, a fome e a miséria. Choramos, rimos, vibramos, sofremos juntos aos filhos e filhas desta Nação que estão nas periferias sem qualquer encanto.

Sabemos quais são nossas atribuições, mas não conseguimos ficar imunes ao sofrimento que teima em nos afrontar diariamente. Somos agentes comunitários de saúde, mas também, somos seres humanos, gente de carne e osso, iguais aos cidadãos que atendemos em suas casas. Compartilhamos de sofrimentos semelhantes e sentimos as mesmas dores.

Mesmo com tudo isso, somos brasileiros, somos fortes e resistimos para avançar e conquistar ainda mais para nossa categoria e pela nossa gente. Nossa classe teve muitas conquistas e outras tantas que precisam ser consolidadas. Somos profissionais honrados e acreditamos que nossa força mobilizadora moverá a mudança que tanto almejamos.

Quero falar em especial para os companheiros e companheiras de Salvador e da Bahia. Dizer-lhe da satisfação em permanecer na luta em nome de todos e todas. Queremos mudar mais e continuar seguindo nossa jornada. Quem viveu outros momentos de angústia, choro e estradas, hoje tem o prazer de dizer que houveram sim, avanços. Posso afirmar que nossa batalha é interminável, pois tenho a convicção de que merecemos muito mais valorização e reconhecimento pelo nosso trabalho.

Permanecer em pé na batalha é dom dos bons guerreiros e nós não seremos conhecidos como vencidos. A história recente mostra que somos vencedores com uma marca forte. Assim continuaremos, pois a cada 04 de outubro nascerá um dia revigorante e desafiador para todos nós.

Parabéns a todos e todas que exercem com amor e dignidade, a profissão de Agente Comunitário de Saúde.

Edna Maria é agente comunitária de saúde e diretora do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) e integrante do Movimento Frente da Transparência (MFT)