Eleita com 83% dos votos, a nova diretoria do Sindicato dos Bancários da Bahia toma posse no próximo dia 5 de junho. O ato será na Associação Atlética da Bahia, localizada na Barra. Nos próximos três anos, a Presidência da entidade ficará sob a responsabilidade do funcionário da Caixa, Augusto Vasconcelos, 33 anos.
A nova diretoria encara como desafios a luta por emprego, segurança e melhorias efetivas nas agências, além de inaugurar uma nova fase do sindicalismo, ainda mais interativo, dinâmico e moderno.
“O Brasil precisa de transformações mais profundas e é necessário reformas estruturais. Se os trabalhadores não protagonizarem, não forem às ruas e não participarem ativamente das mudanças, não será o Congresso Nacional que o fará, nem o Judiciário, nem o Poder Executivo”, ressalta Vasconcelos.
O dirigente iniciou a militância política no movimento estudantil, em 1998, aos 16 anos de idade, quando conheceu a UJS (União da Juventude Socialista), entidade que dirigiu entre 2004 e 2006. Entre 2001 e 2003 assumiu a vice-presidente regional da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Ingressou na Caixa em 2004 e, dois anos depois, já assumia o cargo de titular na Comissão Executiva dos Empregados do banco. Na gestão passada do sindicato, foi vice-presidente, acumulando ainda mais bagagem. (Publicado em Bahia Todo Dia)