Home / Aposentados / Aposentados e pensionistas da Prefeitura de Salvador reclamam de redução de salários

“Por favor, nos ajude. Vamos passar fome!”, clamou uma aposentada da Prefeitura de Salvador ao perceber que terá apenas R$ 200 para custear suas despesas mensais. O motivo do pedido de ajuda é por conta da retirada da complementação salarial dos aposentados e pensionistas. O valor agregado aos contracheques garantia equiparação ao valor de um salário mínimo.

Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps), Bruno Carianha, os aposentados e pensionistas que recebiam menos que um salário mínimo tinham essa complementação para que suas remunerações equiparadas ao valor vigente no país. Ainda de acordo com o sindicalista, a gestão municipal de forma unilateral teria suprimido essa reparação. “Nenhum trabalhador deve receber menos que um salário mínimo e na Prefeitura de Salvador isso acontece. São pessoas que ajudaram na transformação de nossa cidade ao longo do tempo e agora estão sendo maltratados de uma maneira tão cruel. A gestão municipal definiu sem qualquer diálogo que retiraria a equiparação ao sálario mínimo para que aposentados e pensionistas passem a sobreviver com duzentos reais”, disse Carianha.

Um protesto promovido pelo Sindseps foi realizado na frente da sede do Fundo de Previdência Municipal (Fumpres), na Avenida Joana Angélica,.na manhã desta sexta-feira (29) com a participação de aposentados e pensionistas que além da redução salarial, também reclamaram da falta de disponibilizacão das vacinas contra a Covid-19 para os idosos em Salvador. “Não aplicam a vacina contra o coronavírus para os idosos, mas deixam quem não tem direito furar fila. Reduzem nossos salários e não vamos poder comprar comida. É um plano sujo e cruel com os idosos”, afirmou uma servidora aposentada da área da saúde pública.

Clique aqui e assista momentos do protesto com o desabafo dos aposentados.