Home / Notícias / Luta e firmeza: Demandas dos agentes de saúde são cobradas na SMS

Luta e firmeza: Demandas dos agentes de saúde são cobradas na SMS

aaces_reuniaoCobrar seleção pública para agentes comunitários de saúde foi um dos pontos da pauta, da reunião entre a diretoria do Sindseps e da Associação de Agentes Comunitários e de Endemias de Salvador (AACES), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O encontro que aconteceu na tarde desta quinta-feira (13), ainda teve como itens da discussão, o auxílio-periferia de 10% para os agentes comunitários de saúde (ACS’s) e a manutenção do horário ininterrupto para os agentes de combate as endemias (ACE’s).

Com relação ao “Auxílio-Periferia”, o decreto nº 24.041, publicado em 10 de julho de 2013, estabelece como área de atuação dos ACS’s, o espaço geográfico do Distrito Sanitário e não apenas um único bairro.

Para o diretor do Sindseps, Enádio “Careca”, a compreensão do texto do decreto traz a certeza, de que essa gratificação pode ser estendida aos ACS’s. “Este entendimento sobre o que traz a legislação, por sua vez, permite que esses nossos colegas tenham direito a receber o auxilio periferia. Iniciaremos nossa campanha salarial e vamos lutar para isso se transformar em realidade, afirmou Enádio.

A exigência de concurso público para incremento no quadro de servidores municipais, também foi defendida pelaaaces_reuniao_02 diretoria da AACES. “Não queremos enfraquecer nossa categoria, somos a favor de concurso público e não do instrumento REDA (Regime Especial de Direito Administrativo). Fomos incisivos neste aspecto durante a reunião. Aqui estivemos, AACES e Sindseps na construção do edital para a contratação de agentes comunitários de saúde. Nossa expectativa vem na confirmação da Secretaria de Saúde”, disse o diretor da AACES, Cleber Bispo.

Quanto à jornada de trabalho, as entidades representativas de ACE’s e ACS’s continuam firmes na convicção do  horário ininterrupto. Para o diretor da AACES, Josué Ferreira, não há mais espaços para dúvidas relacionadas com esta questão. “Nosso horário não é mais um “piloto”, já é um fato firmado. Que fique muito bem claro, que não aceitaremos mudanças que venham a prejudicar a categoria. A gestão terá um problema maior, se resolver fazer modificações desnecessárias. Não devem existir especulações ou questionamentos, pois o nosso horário ininterrupto continua firme e forte”, disse Josué.

“Essa certeza vem da força das duas entidades que representam nossa categoria. As nossas conquistas sempre tem as marcas do Sindseps e da AACES”, concluiu Josué Ferreira.

Além disso, verifique

Reunião na SRT/BA discute aplicação do Piso Salarial da Enfermagem

O Piso Salarial da Enfermagem e a sua devida aplicação nas redes pública, priva e ...