Home / Saiu na Imprensa / METRÔ – Estado vai comandar o sistema e a gestão municipal vai dar o suporte

METRÔ – Estado vai comandar o sistema e a gestão municipal vai dar o suporte

‘Habemus metrô’, exclamou Wagner

“Habemus metrô”. Assim começou a fala do governador Wagner, após a reunião entre ele e o prefeito de Salvador, ACM Neto, ocorrida na manhã desta sexta (5), na Governadoria. Ele parafraseou a expressão latina “Habemum Papam”, muito falada há alguns dias na escolha do líder da Igreja Católica e que significa “Temos um Papa”. Wagner quis dizer que agora “temos um metrô”.

O encontro, que ocorreria ontem (4), fechou o acordo para garantir a operação do sistema de metrô da capital baiana. Os impasses existentes foram resolvidos e na segunda (8) será assinado o documento que será posteriormente apreciado pela Câmara de Vereadores e pela Assembleia Legislativa.

Pelo entendimento, a administração estadual vai finalizar os estudos e definir o valor da tarifa do metrô, mas ficou acertado que deste valor será repassado R$ 1,10 para o sistema integração, que terá linhas de ônibus especiais para fazer a alimentação dos trens. O governo vai assumir também os trens do Subúrbio, fechando o ciclo administrativo de trilhos na capital. Pelo acordo, a Prefeitura vai administrar a Estação da Lapa, enquanto que a Estação Pirajá passa para adminstração estadual.

Wagner saudou o acordo. Disse que este é o terceiro grande presente que a capital baiana ganha nos últimos tempos, citando ainda o estádio da Fonte Nova e a Via Expressa. “O Estado vai comandar a operação do metrô e até 2014 queremos que seja concretizada a linha 1, ligando Pirajá e a Lapa”, disse o governador.

Já ACM Neto ressaltou a maturidade do governo e da prefeitura. Ele disse que em apenas 3 meses de gestão ele conseguiu resolver o impasse existente, para operar um sistema cuja obra já dura 12 anos. “Os dois lados cederam e a cidade ganhou, pois o Estado vai comandar o sistema e a gestão municipal vai dar o suporte”, disse o prefeito. Para o gestor municipal, o sistema de metrô e ônibus precisa se complementar para dar qualidade ao transporte público de Salvador. Ele disse ainda que a PMS estuda uma forma de parceria com a iniciativa privada para gerir a Estação da Lapa.

Fonte: www.bahiatododia.com.br

Além disso, verifique

Enviado à imprensa: Assembleia Geral 31/Maio

Servidores municipais da capital baiana realizam assembleia geral na manhã desta terça-feira (31), a partir ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.