Hoje completam sete anos da criação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). Essa legislação é um importante instrumento de proteção para defender mulheres da violência doméstica e familiar. A homenagem feita à Maria da Penha Maia Fernandes, farmacêutica bioquímica formada pela Universidade Federal do Ceará e mestre em parasitologia pela USP, que por muitos anos lutou contra as agressões covardes de seu marido.
Maria da Penha é uma guerreira. Sobreviveu a duas tentativas de homicídio protagonizadas pelo seu marido. A primeira, foi alvejada com um tiro nas costas que a deixou paraplégica. A segunda, eletrocutada no chuveiro. Reagiu com firmeza, e hoje batiza a lei que protege a mulher vítima da violência doméstica.
A aplicação da Lei Maria da Penha tornou menos perigosa a vida de milhares de mulheres no Brasil. A violência doméstica é um dos crimes mais cometidos contra carregados de covardia, e que vitima diariamente esposas, namoradas, mães e filhas. O sexo feminino sofria silencioso, e a legislação busca resguardar as mulheres que estavam desprotegidas e à mercê de violentos companheiros.
Seis anos de conquistas e proteção. A Lei Maria da Penha trouxe esperanças de que a covardia não mais irá prosperar vitoriosa pela negligência da justiça.
Clique aqui e acesse a Lei Maria da Penha na íntegra.