Privilegiando uma negociação diferenciada e propondo caminhos de maneira qualificada, a diretoria do Sindseps junto com a Unicidade – entidades representantativas dos agentes de saúde – esteve na reunião com a Secretária Municipal de Gestão (Semge) para apresentar a pauta específica da categoria para o ano de 2022. As representações da Aaces, Ademacen, Sindacs e AASA também fizeram parte do encontro.
O documento elaborado pelas entidades foi construído com a participação dos trabalhadores e trabalhadoras na assembleia realizada no último dia 30 de março, na quadra de esportes do Ginásio dos Bancários. A presença do público no evento promovido pela Unicidade mostrou o grau de comprometimento da categoria com o futuro no serviço público.
De acordo com o diretor Paulo Cerqueira, o engajamento dos colegas na luta tem sido ampliado e as entidades tem buscado qualificar a estratégia diante da gestão. “Foi um momento onde revivemos os grandes momentos de nossa mobilização. A presença da categoria foi significativa e provou que a chama da luta não se apaga. A Unicidade tem tido um propósito de aprimorar estratégias e não ceder lugar a utopias que não se sustentam. Vamos batalhar pelo melhor ganho e fazer isso com estratégias, informações e técnica para conduzir uma negociação eficaz”, afirmou Cerqueira.
Pauta – Na reunião com a Semge, a Unicidade apontou os principais itens que os agentes de saúde consideraram como urgentes e importantes a serem solucionados. O grupo apresentou ainda uma tabela com as possibilidades percentuais de incremento financeiro por meio dos avanços, onde haja a incorporação de gratificações.
Confira os itens da pauta apresentada:
1. Pagamento imediato do piso nacional de acordo a tabela em anexo, e sempre seguindo e cumprindo as leis federais de que se trata a matriz salarial da categoria dos ACS e ACE;
2. Reajuste no valor do auxílio alimentação;
3. Auxílio transporte para 22 dias úteis conforme modelo anterior
4. Plano de Cargos Carreira e Vencimentos dos agentes de saúde de acordo a lei federal 13.595;
5. Retorno imediato do adicional de insalubridade dos restritos;
6. Majoração e equidade nos valores do auxílio uniforme;
7. Jornada ininterrupta e retirada da obrigatoriedade do ponto eletrônico para os agentes comunitários;
8. Aumento do percentual da Bolsa Educação de 0.8% para 1.5% e o retorno do Portal da Universidade;
9. Revisão dos avanços de nível;
10. Pagamento imediato do avanço de 5.5% referente a 2020 e a garantia do pagamento do mesmo avanço em 2022 de acordo a lei 7.867/2010;
11. Inclusão dos agentes de saúde ACS e ACE no plano de cargos e vencimentos da saúde no art.38, para que eles tenham direito ao avanço de nível por titulação da lei 7.867/2010.