“A Enfermagem e os sentidos da Equidade”. O 71º Congresso Brasileiro de Enfermagem que acontece na cidade de Manaus/AM, no período de 11 a 14 de novembro de 2019, tem sido uma oportunidade de discussão de três eixos temáticos propostos, a saber: Eixo 1 – Desafios para uma prática com justiça social e sustentabilidade ambiental; Eixo 2 – Desafios para uma pratica com justiça social e grupos sociais heterogêneos: classes, gênero, geração, raça/etnias e intercultura, e Eixo 3 – Desafios para a produção do cuidado de enfermagem a pessoas, famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade.
A diretoria do Sindseps participa do evento com o diretor Everaldo Braga que tem buscado aumentar a interação com outros atores representativos da categoria. Segundo ele, o tema trazido para a discussão foi importante para reafirmar o papel da Enfermagem na defesa da saúde pública. “A busca pela equidade é desafiadora e devemos enxergar a Enfermagem como instrumento de reafirmação das políticas públicas sociais”, declarou Braga.
A atividade apresenta vários cursos, oficinas, lançamentos de livros e apresentação de trabalhos, além de uma Mostra Indígena.