A diretoria do Sindseps continua a saga iniciada desde a aprovação do Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais (Lei 13022/14) pela implantação do Plano de Carreiras da GCMS. Na tarde dessa quinta-feira (21), os diretores Marcelo Rocha Bruno Carianha e André Pureza estiveram reunidos na Secretaria de Gestão (Semge) juntamente com os colegas GCM Ricardo Braz, GCM Antônio Carlos Magalhães, GCM André Rocha e GCM Flamaryon Cardoso, estes integrantes da Comissão de Elaboração o Plano de Carreira da GCM. Participaram ainda, além do titular da Semge, o inspetor GCM Allyson Carvalho e representantes da Semop.
Nessa reunião foi tratado questões sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da GCMS. Para o titular da Semge existiam pontos ainda considerados sensíveis para conclusão do texto. No que tange sobre os critérios de ascensão na carreira, a Comissão apresentou que serão utilizados os seguintes apontamentos: tempo de serviço; escolaridade; conduta; qualificação profissional e avaliação de desempenho.
Outro ponto abordado que carecia de entendimento para a gestão municipal era a quantidade de vagas de ascensões na carreira. A Comissão de Elaboração apresenteou as graduações e os respectivos tempo de serviço, a saber:
– Inspetor 1°, 2° e 3° Classe
– Subinspetor 1°, 2° e 3 ° classe
– Classe Distinta 1°, 2° e 3° Classe
– GCM 1°, 2° e 3° Classe.
Para o coordenador geral do Sindseps, Marcelo Rocha, o trabalho da Comissão de Elaboração do Plano de Carreira da GCMs tem sido feito sobre norteamento técnico e de forma bastante dialogada entre seus integrantes. Segundo Rocha que também integra o grupo, a oportunidade de ajustar e esclarecer pontos ainda sensíveis foi determinante para mais um passo na direção da conclusão do texto. “Hoje foi mais uma etapa superada desde quando começamos essa luta. A Comissão apresentou aspectos técnicos de maneira simples e convincente que trouxe amplo entendimento e concordância para os representantes da gestão. Essa caminhada que iniciamos quando não havia a crença de que seria exitosa, agora se mostra viável. Vamos continuar batalhando até conseguir o nosso Plano de Carreira”, disse Rocha entusiasmado.
Uma nova reunião com o corpo técnico da Semge e os membros da Comissão será realizada após o Carnaval para dar prosseguimento aos trabalhos de conclusão do texto do Plano de Carreira da GCMS.