Home / Destaques / Servidores municipais realizam ação solidária em ato unificado de protesto contra reajuste zero

Servidores municipais realizam ação solidária em ato unificado de protesto contra reajuste zero

Os servidores municipais de Salvador realizaram ato unificado para protestar contra o tensionamento feito pela gestão municipal nas negociações da Campanha Salarial 2018. A concentração foi iniciada na Praça Cayru, na frente do Mercado Modelo, na manhã dessa segunda-feira (23) e contou com participação dos professores da rede municipal.

A categoria questiona a negativa do prefeito em conceder reajuste salarial aos trabalhadores da ativa e aposentados. Com a reivindicação de 23,5% para salários e auxílio alimentação, os servidores municipais iniciaram a mobilização em março de 2018 quando entregaram a pauta à Prefeitura de Salvador. A iniciativa tinha como objetivo que a gestão municipal fizesse os estudos de impacto financeiro acerca dos pedidos.

Passados cerca de quatro meses, a única proposta da Prefeitura de Salvador foi na ordem de 0% em clara afirmação de prejuízo para a categoria. Além disso, a ideia de pagar os avanços salariais previstos nos planos de cargos [Saúde e Administração Direta, Autarquias e Fundações] não pode ser considerada como reajuste salarial, visto que já são previstas nas respectivas legislações e devidas no calote dado pelo prefeito desde 2015.

Como não tem caráter de aumento salarial, os avanços previstos nos planos de cargos não alcançam os aposentados. Essa parcela dos servidores fica sem perceber qualquer incremento em seus proventos, condição que não tem sido aceita pelo Sindicato dos Servidores da Prefeitura [Sindseps]. Segundo o diretor Helivaldo Alcântara, a entidade tem sido firme na defesa do reajuste para contemplar esses trabalhadores. “Em todas as rodadas de negociações, nós frisamos essa situação e dizemos que não aceitaremos que os aposentados fiquem sem reajuste. Não é admissível que quem lutou e cuidou da cidade por tantos anos, agora sofra sem valorização e esse desrespeito de uma gestão. Nosso papel é defender os aposentados e assim defenderemos também nosso futuro no serviço público”, disse Alcântara.

Uma nova assembleia será realizada na próxima quarta-feira (25), a partir das 14h, na quadra de esportes do Ginásio dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos. A categoria permanece mobilizada por 72 (setenta e duas) horas que iniciada nesta terça-feira (24).

Além disso, verifique

Sindseps busca a Justiça e garante aposentação de servidora da SMS

A situação das aposentadorias represadas na Prefeitura de Salvador tem sido um problema enfrentado por ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.