O banho de mar continua sendo umas das principais diversões na capital baiana. Apesar do cenário convidativo das águas quentes, o perigo está sempre presente. As praias da Cidade Baixa continuam desguarnecidas e os banhistas correm riscos à cada mergulho, principalmente na Penísula Itapagipana e orla do Subúrbio Ferroviário. A tragédia anunciada aconteceu no último domingo (05), quando dois jovens tiveram suas vidas ceifadas por afogamento, na região da Penha, no bairro da Ribeira.
Sempre empenhados em defender a vida humana no mar, os salva-vidas da capital baiana constantemente denunciam o descaso da Prefeitura de Salvador em prover as praias da Cidade Baixa com postos de salvamento aquático.
“Nenhuma das praias da região da Cidade Baixa e Subúrbio possuem salva-vidas. Os próprios banhistas e comerciantes realizam os salvamentos de maneira heróica e solidária, mas também colocam suas vidas em risco de morte. Falta concurso público para preencher as lacunas que existem no quadro da Salvamar [Coordenadoria Municipal de Salvamento Aquático]”, denunciou o diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador – Sindseps, Pedro Barretto, que também preside a Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa).
Segundo Barretto, o sucateamento do órgão tem sido combatido com ações promovidas pelos próprios salva-vidas. A falta de equipamentos e condições de trabalho nas praias são fatores que prejudicam a ação dos profissionais. “Nossos mirantes servem como abrigo de marginais e estão depredados. As barracas não resistem à ação do tempo, o fardamento é deficiente e até mesmo, o protetor solar não é o recomendando para o período que ficamos expostos ao sol. Nosso salário tem sofrido defasagem e o prefeito não cumpre a lei do Plano de Cargos e Vencimentos aprovado e sancionado por ele mesmo. Salvamos vidas porque essa é a nossa missão e o reconhecimento é dado pela população que sabe o valor de nosso trabalho heróico”, disparou o dirigente.
Os salva-vidas participam da assembleia geral dos servidores municipais que acontece nesta quarta-feira (08), às 08h30, no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, na Ladeira dos Aflitos. A mobilização faz parte da Campanha Salarial 2016 ainda em curso.
Há alguns de vocês que eu gosto. Gosto até dos que tomam decisões das quais discordo, e que pouco resultam nas devidas melhorias esperadas pelo Servidor. Porém, é uma vergonha gente de luta como Everaldo aceitar elementos despreparados, vulgares e inescrupulosos como Drão Drão para integrar a Direção do SINDSEPS. Por estes e ouros decidi me desfiliar. Espero que evoluam e retirem gente que não presta como este ignóbil do Drão Drão.