A Guarda Municipal de Salvador (GMS) tem se destacado por sua atuação na capital baiana. As demonstrações de respeito e admiração pelos profissionais da instituição são vistas em vários pontos, onde o trabalho empenhado pelos guardas municipais se faz presente no resguardo da cidadania e da ordem pública.
Ao contrário desta imagem mantida com a determinação e coragem dos GM’s, a organização interna da instituição tem se mostrado insuficiente e prejudicial ao papel protagonizado pelos companheiros e companheiras em seu labor diário. Esse estado de inércia aparente tem favorecido desmandos denunciados diariamente de maneira informal ao nosso sindicato.
A nossa postura sempre foi de enfrentamento em toda e qualquer situação que consideramos conflitantes com os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos aceitar como conduta operacional, que os GM’s possam ser alvo de retaliações e perseguições, nem mesmo, que aconteçam favorecimentos individuais em detrimento da coletividade. Outro item importante é a condição de trabalho e de proteção ao profissional integrante da política urbana de segurança.
Tendo em vista, que a marca forte do Sindseps sempre está presente na mobilização dos guerreiros e guerreiras da Força Azul Marinho, uma assembleia foi marcada para o próximo dia 26/06, às 09h, na sede da Guarda Municipal, na Avenida San Martin. Na oportunidade, nossa missão será discutir e deliberar ações para combater a irresponsabilidade na resposta aos prazos para liberação do porte de armas para os GM’s, além do uso político e abusivo do COPES, posicionamento em relação aos áudios depreciativos que envolvem toda a tropa e a retirada de uma pauta de reivindicações para a Mesa Permanente de Negociação da Guarda Municipal na Seplag.
A oportunidade de reunir toda o corpo da Guarda Municipal não pode ser perdida. Não podemos aceitar o favorecimento como ferramenta de gerenciamento. Nossa reação será firme para combater esse dano que tem minado o entusiasmo da maioria. O comparecimento na assembleia será o início do ressurgir de uma nova GMS para os seus integrantes, para a gestão e para a população. Venha integrar essa frente de batalha vencedora!